Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A Comissão do Arco Atlântico, formada pelas reuniões europeias da fachada atlântica da Conferência das Regiões Marítimas Periféricas (CRPM), aprovou por unanimidade, esta semana, na sua assembleia geral em Donostia-San Sebastián (País Basco), uma declaração de compromisso apresentada pela CCDR-NORTE, representada pelo seu Presidente, António Cunha, e pela Vice-Presidente para a área do Ambiente, Célia Ramos.


Nessa declaração, a CCDR-NORTE e as regiões do Arco Atlântico defendem a necessidade de uma mais firme compromisso das Regiões e dos Estados em prol de um Oceano Atlântico sem poluição, designadamente na prevenção e redução do lixo marinho, produtos químicos e fibras têxteis, em particular dos plásticos, e na promoção da salvaguarda da biodiversidade marinha. A proposta resultou de um grupo de trabalho sobre o combate à poluição dos oceanos e a economia azul, que a CCDR-NORTE coordena.


Entre os compromissos assumidos, as Regiões da Comissão Arco Atlântico manifestam-se prontas a assumir a liderança na prevenção e redução do lixo marinho, através da partilha de dados, conhecimentos e redes existentes para promover práticas mais ecológicas e com menor desperdício. 


Para o Presidente da CCDR-NORTE, António Cunha, “há hoje uma consciência política reforçada e uma vontade comum das Regiões da fachada atlântica em acelerar a agenda ambiental e energética, no sentido de uma economia mais sustentável”. 


No primeiro dia da assembleia Geral, o Presidente António Cunha participou na sessão “Melhorar a acessibilidade do Atlântico: oportunidades e desafios”, debatendo com representantes de outras regiões europeias sobre a temática dos transportes. 

Já no segundo dia do evento, a Vice-Presidente Célia Ramos protagonizou uma intervenção na sessão de discussão “Reforçar a cooperação atlântica na economia azul sustentável” e ainda na sessão de votação “Declaração Política da Comissão Arco Atlântico 2022”.

Voltar ao Topo da Página