Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

O turismo atravessa um momento particularmente favorável na Região do Norte, com a atividade dos estabelecimentos hoteleiros a observar os níveis de crescimento mais acentuados desde há nove anos. No 1º trimestre de 2015, o número de dormidas cresceu 16,2% em termos homólogos e os proveitos totais cresceram 18,3%, de acordo com a informação preliminar disponível. Estes e outros dados constam do boletim Norte Conjuntura relativo ao 1º trimestre de 2015, editado pela CCDR-N.

O mesmo relatório refere que, na Região do Norte, o emprego registou, no 1º trimestre de 2015, um crescimento de 1,1% em termos homólogos, motivado sobretudo pelas indústrias transformadoras e pelo comércio e superando o resultado do trimestre anterior (0,7%). Entre trimestres consecutivos, porém, o emprego registou uma variação nula e a taxa de desemprego parou de descer, repetindo o valor do trimestre anterior (14,2%).

No sector da construção, há a registar uma subida, em termos homólogos, do número de licenças concedidas na Região do Norte (+2,3%), impulsionado sobretudo pelo segmento de habitação e ao fim de oito anos em queda. Apesar disso, o emprego na construção voltou a registar uma quebra em termos homólogos (-2,8%).

As exportações de mercadorias da Região do Norte sofreram uma desaceleração no 1º trimestre de 2015, penalizadas pelos dois meses iniciais e apesar do bom resultado de março, resultando num cenário de ligeira evolução, em termos nominais, face ao trimestre homólogo do ano passado, segundo a informação preliminar disponível.

Voltar ao Topo da Página