Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A CCDR-N participou, no passado dia 29 de novembro, no workshop “UNESCO Sites and Greenways, a common destination”, organizado pela Comunidade Intermunicipal do Ave.

O encontro, que teve lugar em Guimarães, realizou-se no âmbito do projeto europeu “Greenways Heritage”  que visa a promoção de mecanismos de articulação entre o património UNESCO e as ecopistas (“Greenways”), enquanto recursos territoriais de inequívoco valor acrescentado para o turismo cultural e de natureza e para o desenvolvimento de indústrias culturais e criativas.

Um encontro que a CCDR-N aproveitou para dar conhecer a iniciativa NORTE ON BIKE, com particular destaque para a apresentação de um ponto de situação regional no que respeita às ecopistas e os principais desafios que enfrentam.

Participaram também entidades como a “Associação Europeia de Ecopistas” (EGWA), o “Turismo de Portugal” e a “Infraestruturas de Portugal”, tendo sido apresentados alguns estudos de caso de sinergias entre património UNESCO e ecopistas, designadamente os projetos “Cartografia Social” da Ecopista da Póvoa de Varzim – Famalicão e o “Património UNESCO e a Grande Rota do Montado”, no Alentejo.

O projeto “Greenways Heritage” é apoiado pelo programa comunitário COSME (EU programme for the Competitiveness of Enterprises and Small and Medium-sized Enterprises).

Artigos Relacionados

Agenda Relacionada

Voltar ao Topo da Página