Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

As exportações de mercadorias da Região do Norte cresceram, no terceiro trimestre de 2015, cerca de 4,1% em valor face ao período homólogo de 2014, recuperando da desaceleração sentida nos dois trimestres anteriores. Este crescimento homólogo das exportações da região foi, no terceiro trimestre, impulsionado sobretudo pelas fileiras do automóvel, do mobiliário e do vestuário. Estes e outros dados constam do boletim Norte Conjuntura, trimestralmente editado pela CCDR-N.

O mesmo relatório refere que, na Região do Norte, os estabelecimentos hoteleiros continuaram a registar bons resultados, nomeadamente com crescimentos homólogos de 14% nas dormidas e de 23,8% nos proveitos de aposento.

Por outro lado, o emprego sofreu, na Região do Norte, uma desaceleração, registando uma variação nula, em termos homólogos, no terceiro trimestre de 2015 (a qual compara com um crescimento de 0,8% no trimestre anterior). Ao mesmo tempo, a taxa de desemprego subiu para 13,6% (era 13,4% no trimestre anterior).

Realce ainda para o agravamento do rácio de crédito vencido observado nos empréstimos às empresas da Região do Norte (13,8% no terceiro trimestre, valor que compara com 13,5% no trimestre anterior), enquanto que no crédito às famílias o nível de incumprimento se manteve estável, com um rácio de crédito vencido de 4,6%.

Voltar ao Topo da Página