Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A CCDR-NORTE realizou, no dia 30 de junho, a quarta reunião do grupo regional de stakeholders do projeto MONITORIS3. Trata-se de um projeto apoiado pelo INTERREG EUROPE, que tem como objetivo principal a troca de experiências ao nível de mecanismos de monitorização e metodologias de desenvolvimento de políticas no âmbito da implementação das estratégias regionais de especialização inteligente (RIS3).


O grupo regional de stakeholders é coordenado pela CCDR-NORTE, em articulação com a Autoridade de Gestão do NORTE 2020, contando com a participação de organismos nacionais responsáveis pelo planeamento e gestão de políticas de C&T, inovação e competitividade de empresas, entidades do ensino superior, representantes de cada uma das plataformas temáticas de especialização inteligente, representantes de outros projetos Interreg Europe e beneficiários de projetos apoiados pelo NORTE 2020.


A reunião foi dedicada à apresentação e debate sobre o relatório de monitorização das medidas de I&D e inovação de apoio ao combate à COVID-19 na região do Norte e respetivos mecanismos de monitorização. Este relatório e o envolvimento dos stakeholders regionais constituem atividades previstas na fase adicional do projeto aprovada em agosto de 2021, direcionada para apoiar atividades para aprofundar a troca de experiências e melhorar a monitorização e governação dos instrumentos de política para recuperar da crise da COVID-19.


Na reunião foi também apresentado e debatido o modelo de governação e de monitorização da RIS3 do Norte para o período de 2021-27, o qual constitui a única condição favorável (enabling condition) para financiamento do Objetivo de Política 1 (OP1), que inclui os apoios nas áreas da inovação, da Digitalização, da transformação económica e do apoio às PME.


Mais informações sobre este projeto podem ser obtidas em https://www.interregeurope.eu/monitoris3/ ou https://www.ccdr-n.pt/pagina/projeto-monitoris3.

Voltar ao Topo da Página