Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

Realizou-se, hoje, em Zamora, a reunião de arranque do projeto “Corredor do Património Cultural Norte de Portugal – Castilla y León” (NORCYL CULTURA), reunindo os parceiros desta iniciativa cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça INTERREG VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027.


A CCDR NORTE esteve presente através da Divisão de Cooperação Internacional e da Divisão de Património Cultural, reforçando o seu compromisso com a valorização do património e com a cooperação transfronteiriça.


Com um investimento global de cerca de 1,2 milhões de euros e um apoio FEDER próximo dos 900 mil euros, o projeto NORCYL CULTURA decorre até 2028 e tem como objetivo estruturar um corredor cultural entre as duas regiões, promovendo a valorização, proteção e dinamização do património cultural comum.


Assente nos laços históricos e culturais que unem o Norte de Portugal e Castilla y León, o projeto aposta na criação de uma rede articulada de agentes culturais e turísticos, capaz de afirmar este espaço como um destino integrado e competitivo, potenciando o turismo cultural sustentável e contribuindo para a coesão territorial e para a resposta ao desafio demográfico.


A parceria é liderada pela Fundación Rei Afonso Henriques e integra, para além da CCDR Norte, a Fundación Santa María la Real del Patrimonio Histórico, o Município de Braga, o Turismo do Porto e Norte de Portugal, E.R., a Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, a VALSOUSA – Associação de Municípios do Vale do Sousa (Rota do Românico), a Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, a Fundação Côa Parque, bem como diversas entidades de Castela e Leão.


A realização desta reunião marca o início da implementação de um projeto estruturante para o reforço das relações institucionais e para a afirmação de um corredor cultural transfronteiriço enquanto eixo de desenvolvimento sustentável e de valorização do património comum.



Voltar ao Topo da Página