Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

As Caldas de Arêgos, em Resende, inauguraram esta quinta-feira o seu renovado edifício termal. A cerimónia contou com a presença do Presidente CCDR NORTE, António Cunha, que destacou o papel determinante dos fundos europeus na concretização deste projeto.

“Este centro termal é um projeto de bandeira para Resende e para o Douro. Foi viabilizado graças ao contexto de solidariedade europeia que permite transformar territórios através dos fundos comunitários. Resende soube escolher e apostar num projeto central e transformador, que honra a história, mas projeta o futuro com inovação, qualidade e sustentabilidade.”

No âmbito do Portugal 2020, o concelho de Resende beneficiou de cerca de 14 milhões de euros de fundos comunitários, que alavancaram 18 milhões de euros de investimento global.

Especificamente, para a reabilitação do complexo termal e dos arranjos exteriores das Caldas de Arêgos, o financiamento ultrapassou os 5,6 milhões de euros, apoiados pelo Programa Operacional Regional do Norte, gerido pela CCDR NORTE.

“O financiamento europeu está aqui bem visível: sem ele, esta obra não teria sido possível. Este é um investimento que acrescenta valor a todo o Norte, qualificando a oferta turística, reforçando a coesão territorial e promovendo novas dinâmicas económicas e sociais”, salientou António Cunha.

A intervenção modernizou profundamente o edifício termal, criando valências como piscina exterior, sauna, SPA, áreas de cosmética, parque terapêutico ligado ao Douro, auditório para 200 pessoas, restaurante, bar, quartos de alojamento e uma cafeteria panorâmica.

Para António Cunha, esta estratégia corresponde às tendências crescentes de procura por turismo de saúde e bem-estar. “Este equipamento posiciona Resende como uma referência no turismo termal, ao mesmo tempo que valoriza o Douro como destino autêntico e diferenciado.”

Voltar ao Topo da Página