Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A escritora Marta Pais de Oliveira, de 32 anos, natural de Vila Nova de Gaia, venceu a 8.ª Edição do Prémio Literário Nortear para jovens da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, com o conto em prosa “Medula”. O prémio será entregue na Culturgal, no final do ano, em Pontevedra. 


Um total de 40 jovens escritores da Eurorregião apresentaram as suas obras à 8ª Edição do Prémio Literário Nortear. A iniciativa foi desenvolvida em conjunto pela estrutura de cooperação da CCDR-NORTE  e Xunta de Galicia, Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, a Direção Regional de Cultura do Norte, a Consellería de Cultura, Educação, Formação Profissional e Universidade da Xunta de Galicia.


O júri da 8ª Edição do prémio foi liderado por Gonzalo Constela, escritor e diretor da Escola Oficial de Línguas de Santiago. Os restantes jurados foram os escritores galegos Eva Mejuto e Ramón Nicolás, Carlos Lopes, editor e responsável da editorial Edita-me, e Ana Araújo, docente do ensino secundário e técnica superior da Direção Regional da Cultura do Norte. 


Este galardão literário tem uma dotação financeira de 3.000€, valor ao qual acresce a publicação da obra vencedora em galego e em português, e distingue anualmente obras literárias originais. O objetivo da iniciativa passa por estimular o lançamento de novos escritores, incentivar a criatividade literária entre os jovens da Eurorregião e promover a distribuição de obras literárias entre as fronteiras.


Os sete vencedores das edições anteriores foram: Lara Dopazo, Rui Cerquera Coello, Cecilia Santomé, Sara Brandão, Sabela Varela, Célia Fraga e Pedro Rodríguez Villar. A este lote de escritores junta-se agora Marta Pais de Oliveira, que receberá o prémio na próxima edição da Culturgal, feira de indústrias culturais da Galiza, que se realiza no final do ano em Pontevedra.

Voltar ao Topo da Página