Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A CCDR-NORTE e o Governo Regional de Castela e Leão publicam a versão final do “Plano Estratégico de Cooperação Norte – Castilla y León 2021-2027”, após a sua aprovação institucional conjunta no encontro desta segunda-feira, no Porto, entre António Cunha, Presidente da CCDR-NORTE, e Jesús Julio Carnero, Conselheiro da Presidência do Governo Regional de Castela e Leão.


O relatório final pode ser consultado aqui.


O documento define as prioridades e orientações estratégicas de cooperação entre as duas Regiões, nos quadros do novo ciclo de políticas e financiamentos europeus, bem como da cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha, tendo sido sujeito a consulta pública nos passados meses de junho e julho.


A estratégia consagra como alguns dos principais desafios o combate ao declínio demográfico e à desertificação da raia, a transição climático-ambiental, a conetividade digital, a valorização do património natural e cultural e o desenvolvimento de uma oferta de turismo sustentável e de excelência, entre outros.


Este plano constitui ainda uma ferramenta útil para enquadrar projetos públicos e privados entre ambas as Regiões, no âmbito da aplicação dos fundos europeus e, em particular, do INTERREG POCTEP Portugal – Espanha 2021/2027, já aprovado pela Comissão Europeia.


Em 2020, residiam no território NORCYL (Norte – Castilla y León) 5,9 milhões de pessoas, das quais aproximadamente 2,3 milhões (40%) em Castilla y León e cerca de 3,5 milhões (60%) no Norte de Portugal.

Voltar ao Topo da Página