Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile


Foi apresentado esta terça-feira, no Teatro Jordão, em Guimarães, o Guimarães Space Hub, o projeto que vai transformar a antiga fábrica têxtil do Arquinho num novo polo tecnológico de investigação aeroespacial. A obra deverá ficar pronta até ao final de 2025, e a requalificação deverá custar entre 10 e 12 Milhões de Euros.

 

O projeto é resultado de um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Guimarães e o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA). No Guimarães Space Hub ficará instalado um centro de operações para controlar a Constelação do Atlântico, um conjunto de 16 satélites para a monitorização do oceano e das florestas.

 

Perante uma plateia composta maioritariamente por jovens estudantes de engenharia aeroespacial, o Presidente da CCDR-NORTE, António M. Cunha, felicitou a iniciativa e sublinhou a “importância determinante deste tipo de projetos para sustentar e traçar as bases de uma estratégia regional para o espaço” e relembrou que esta dinâmica no setor “aumenta a atratividade da Região, levando à fixação de empresas da área no Norte”.


Voltar ao Topo da Página