Foi apresentado esta terça-feira, no Teatro Jordão, em Guimarães, o Guimarães Space Hub, o projeto que vai transformar a antiga fábrica têxtil do Arquinho num novo polo tecnológico de investigação aeroespacial. A obra deverá ficar pronta até ao final de 2025, e a requalificação deverá custar entre 10 e 12 Milhões de Euros.
O projeto é resultado de um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Guimarães e o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA). No Guimarães Space Hub ficará instalado um centro de operações para controlar a Constelação do Atlântico, um conjunto de 16 satélites para a monitorização do oceano e das florestas.
Perante uma plateia composta maioritariamente por jovens estudantes de engenharia aeroespacial, o Presidente da CCDR-NORTE, António M. Cunha, felicitou a iniciativa e sublinhou a “importância determinante deste tipo de projetos para sustentar e traçar as bases de uma estratégia regional para o espaço” e relembrou que esta dinâmica no setor “aumenta a atratividade da Região, levando à fixação de empresas da área no Norte”.
Últimas Notícias
Agenda
-
Tertúlias de Camilo arrancam na Livraria Lello dia 22 de maio, pe... 20 maio 2025 - 22 maio 2025
-
Webinares de divulgação da iniciativa e de promoção da geração de... 22 maio 2025 - 17 junho 2025
-
Visita à Quinta de S. Gens 19 maio 2025