Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

Santiago de Compostela acolheu o “Dia da Eurorregião” dedicado à Cultura, uma iniciativa integrada no projeto Nortear e promovida no âmbito do programa Interreg Espanha–Portugal (POCTEP).


O evento assinalou mais de três décadas de cooperação entre a Galícia e o Norte de Portugal, reafirmando a importância da cultura como ponte de entendimento e desenvolvimento partilhado entre os dois territórios.


A sessão de abertura contou com a presença de António Cunha, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte; Rosario Álvarez Blanco, presidente do Conselho da Cultura Galega; e Jesús Gamallo, da Direção da Eurorregião Galícia – Norte de Portugal, AECT.


“A cultura é um território sem fronteiras. Celebrar a Eurorregião é celebrar a capacidade que temos de construir juntos o futuro, valorizando as nossas raízes comuns”, destacou António Cunha.


O programa incluiu uma conferência do historiador Ramón Villares Paz, que nos ofereceu uma reflexão sobre a identidade partilhada e o papel da cultura na construção da Eurorregião, seguida de uma mesa-redonda dedicada a “As Casas de Escritores da Eurorregião Galícia – Norte de Portugal”, que reuniu representantes de instituições literárias de referência, como a Casa de José Régio (Vila do Conde), a Fundação Camilo José Cela, a Fundação Rosalía de Castro e a Casa de Camilo Castelo Branco. Uma conversa que aprofundou o valor das casas-museu como espaços de memória viva e de criação partilhada.


O evento culminou com a entrega do Prémio Literário Nortear 2024 e 2025, a Manuel Vila Iglesias e Diana Teixeira.


Nuno Almeida, da Direção da Eurorregião Galícia – Norte de Portugal, AECT, destacou: “Com 11 edições de sucesso, o Prémio Nortear já recebeu mais de 550 obras de jovens escritores entre os 16 e os 36 anos dos dois territórios, consolidando-se como um espaço cultural único e partilhado na nossa Eurorregião.”

Voltar ao Topo da Página