Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

Realiza-se a 3 de maio, pelas 15h00, no Auditório da Casa do Território – Parque da Devesa (Famalicão), a Assembleia Participativa do NORTE de revisão e atualização do Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC) 2030. O encontro tem como tema principal “O Norte na liderança da Neutralidade Carbónica”.

 

No âmbito deste tema e tendo presente o concreto perfil da Região, o programa pretende focar a reflexão e o debate em torno de dois dos objetivos do PNEC: o primeiro é a redução da intensidade carbónica das práticas agrícolas e a promoção de uma gestão agroflorestal eficaz que contribua para aumentar a capacidade de sumidouro natural, e o segundo é a promoção da modernização industrial, apostando na inovação, descarbonização, digitalização e na circularidade, contribuindo para o aumento da competitividade da economia.

 

Entre outros, no evento participam Célia Ramos, Vice-Presidente da CCDR-NORTE, Duarte Cordeiro, Ministro do Ambiente e Ação Climática, Ana Fontoura Gouveia, Secretária de Estado da Energia e Clima, e Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional.

 

No âmbito da revisão e atualização do PNEC 2030, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática, através da área governativa da Secretaria de Estado da Energia e Clima, está a promover um roteiro nacional de Assembleias Participativas de auscultação prévia.  A NORTE, este evento é organizado em colaboração com a CCDR-NORTE.

 


Programa

 

15h00 – 15h05 | Boas-vindas

Mário de Sousa Passos, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão

 

15h05 – 15h10 | Sessão de Abertura

Luís Henrique Pereira, Moderador

 

15h10 – 15h25 | Painel

Ana Fontoura Gouveia, Secretária de Estado da Energia e Clima

Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional

Célia Ramos, Vice-Presidente da CCDR-NORTE

 

15h25 – 16h30 | Assembleia Participativa

 

16h30 | Sessão de Encerramento

Duarte Cordeiro, Ministro do Ambiente e Ação Climática

Voltar ao Topo da Página