Decorreu esta sexta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, o I Encontro de Serviços Municipais de Proteção Civil da Região Norte.
O evento contou com a presença da Vice-Presidente da CCDR NORTE, Célia Ramos, que participou no painel sobre “Gestão Territorial, Sustentabilidade e Proteção Civil”.
Na sua intervenção, a responsável falou sobre a emergência climática sublinhando que “o Norte é uma região muito diversificada, com um noroeste de feição atlântica de povoamento polinucleado, denso e disperso e um nordeste de feição mediterrânea com uma matriz de ocupação mais concentrada e muito menos densa. Tal circunstância implica a adoção de soluções adaptadas com aderências às concretas condições territoriais”.
Célia Ramos explicou ainda que “como forma de fazer face à imprevisibilidade dos fenómenos impõe-se a evolução para um planeamento e gestão adaptativos, com base nos ciclos de monitorização e avaliação continuados. Evoluir para um ordenamento do território menos normativo e mais pro-ativo e operativo”.
“Há que coordenar todos os planos e programas que abrangem os territórios, cada um assumindo o seu concreto propósito, evitando sobreposição de escalas, e de normas e trabalhando mais as soluções de intervenção, por um desígnio maior como é a proteção de pessoas e bens”.
No debate moderado por António Salgado Rosa da CM Matosinhos, participaram ainda Alexandre Chaves da CM de Bragança; Alexandre Queimado da CM Matosinhos e Júlio Melo da CM de Esposende.
Últimas Notícias
-
Dia da Eurorregião 31 de outubro, o Dia da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal -
Eurorregião Galícia – Norte de... A Eurorregião Galícia – Norte de Portugal celebrou a cooperação c... -
Agenda
-
Visita com Joel Cleto a São Gens 22 novembro 2025
-
Encontro Camiliano: Camilo e a (In)visibilidade – Medicina, Liter... 04 novembro 2025
-
“NORTE 2030 – Saúde Mais a Norte – Conferência de Balanço e Persp... 03 novembro 2025
