Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

Em reunião realizada, ontem, do Conselho Consultivo do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, o Vice-Presidente da CCDR NORTE, Jorge Sobrado, saudou a gestão do Aeroporto pelo novo prémio de qualidade conquistado este mês de março e pelos recordes de passageiros e movimentos alcançados em 2023.

O aeroporto nortenho volta a estar entre os melhores da Europa e do mundo, na sua categoria, ao conquistar a distinção de "excelência aeroportuária", atribuída pela Airport Council International (ACI), pela qualidade do serviço prestado e na base de um inquérito de passageiros.

De acordo com os resultados apresentados ao Conselho Consultivo pelo CEO da ANA e pelo Diretor do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, em 2023, a infraestrutura aeroportuária superou pela primeira vez a barreira dos 15 milhões de passageiros (com um crescimento de cerca de 20% face ao ano de 2022) e de 100 mil movimentos aéreos.

O Conselho Consultivo foi informado da evolução das rotas operadas na infraestrutura no último ano, dos projetos em curso para a qualificação do serviço, da sustentabilidade e da eficiência de gestão, assim como de cenários e intenções de investimento futuro. Foi reconhecida a importância de um alinhamento regional estratégico sobre o futuro da infraestrutura.

A CCDR NORTE integra o Conselho Consultivo do Aeroporto Francisco Sá Carneiro ao lado de outras instituições como a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, a Área Metropolitana do Porto, a Universidade do Porto e a AEP.


Porto, 16 de março de 2024

Voltar ao Topo da Página