Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A CCDR NORTE recebeu, na passada quinta-feira, em Mirandela, uma representação da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, numa reunião dedicada à análise dos impactos dos recentes incêndios na região


Durante o encontro foi feita uma avaliação detalhada dos danos provocados no setor agrícola e pecuário, bem como uma análise aos apoios já disponibilizados pelo Governo aos agricultores lesados.


O Vice-presidente da CCDR NORTE para a agricultura, Paulo Ramalho, explicou a forma como a CCDR NORTE está a gerir todo o processo em articulação com os municípios, sublinhando que o objetivo é garantir que os apoios cheguem aos agricultores com a maior celeridade possível. Nesse sentido, foi reforçado o apelo para que as candidaturas sejam apresentadas preferencialmente junto dos serviços das câmaras municipais territorialmente competentes.

 
Segundo Paulo Ramalho, "a nossa prioridade é assegurar que os agricultores afetados pelos incêndios não fiquem desamparados e que os apoios cheguem rapidamente a quem deles precisa. Paralelamente, estamos a trabalhar em soluções de médio e longo prazo, nomeadamente na valorização das raças autóctones e no incentivo ao pastoreio extensivo, fundamentais para proteger o território e reduzir a vulnerabilidade aos incêndios".


Para além da resposta imediata aos incêndios, foram ainda abordados outros temas centrais para o setor agrário da Região Norte, como a necessidade de encontrar novas soluções que promovam o crescimento do efetivo pecuário das raças autóctones.


A reunião permitiu igualmente refletir sobre a importância do pastoreio extensivo como contributo essencial para a valorização do território e para a redução da matéria combustível, potenciando uma maior resiliência face ao risco de incêndio.


Esta reunião insere-se no trabalho de articulação e proximidade da CCDR NORTE com os agentes do setor agrícola, procurando garantir que os agricultores da região dispõem de condições para enfrentar os desafios atuais e preparar o futuro do mundo rural.

Voltar ao Topo da Página