Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

O Programa de Cooperação INTERREG Atlantic Area 2014-2020 contratualiza hoje o financiamento de 48 milhões de Euros para 27 projetos implementados em parceria por empresas e instituições públicas de regiões de Portugal, Espanha, França, Irlanda e Reino Unido. Com este apoio, o programa transnacional europeu atribui a totalidade das verbas previstas para este ciclo comunitário no valor de 140 milhões de Euros.

A cerimónia de contratualização do financiamento decorre hoje, em Las Palmas de Gran Canaria, com a participação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Autoridade de Gestão do Atlantic Area, do Ministério de Hacienda y Función Pública de Espanha e de representantes do Governo Regional das Ilhas Canárias.

As parcerias em curso focam-se em investimentos nos domínios da inovação e da competitividade, da eficiência dos recursos, dos riscos territoriais e da biodiversidade, bem como do património natural e cultural. Da Região do Norte participam como líderes das parcerias a Universidade do Minho e o INL – Instituto Ibérico de Nanotecnologia, com investimentos em programas de gestão de riscos naturais, e a Universidade do Porto, com um projeto de promoção de energias renováveis e eficiência energética.

O INTERREG Atlantic Area é um programa de financiamento europeu com verbas do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), que promove a cooperação transnacional entre instituições e empresas de 37 regiões atlânticas de cinco países (Espanha, França, Irlanda, Portugal e Reino Unido). Até 2020 acompanhará a execução de 72 parcerias.

Voltar ao Topo da Página