Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

No âmbito do atual quadro de fundos comunitários, o NORTE 2020 arrecadou a maior fatia de candidaturas apresentadas aos primeiros concursos lançados para o apoio às empresas, designadamente no que respeita a projetos de Inovação e Empreendedorismo.

De um total de 727 candidaturas apresentadas aos concursos em causa - Aviso 03/SI/2015 (Inovação Produtiva) e Aviso 04/SI/2015 (Empreendedorismo Qualificativo e Criativo), o Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020 reuniu um total de 302 candidaturas, com a inovação a receber o maior número de projetos, 271, comparativamente aos 31 apresentados no âmbito do empreendedorismo.

Deste modo, e após o término, no passado dia 24 de abril, de ambos os concursos, regista-se um forte dinamismo de pedidos de apoios na Região Norte. Esta evidência reflete-se, ainda, na discrepância entre a dotação afeta a cada um dos concursos e o apoio comunitário solicitado pelos promotores.

Assim, para o concurso da Inovação Produtiva, direcionado a projetos que visam contribuir para “o aumento do investimento empresarial em atividades inovadoras e reforço da capacitação empresarial das PME para o desenvolvimento de bem e serviços”, e para o qual o NORTE 2020 reservou 40 milhões de euros, o cofinanciamento solicitado ronda os 265 milhões.

Já ao abrigo do concurso Empreendedorismo Qualificativo e Criativo, com vista “à promoção do espirito empresarial facilitando nomeadamente o apoio à exploração de novas ideias e incentivando a criação de novas empresas”, e onde é valorizado “o alinhamento com as prioridades temáticas da Estratégia Regional de Especialização Inteligente”, as candidaturas apresentadas requerem um apoio de cerca de 62 milhões de euros, para apenas 8 milhões de euros disponíveis.

 Acompanhe os concursos abertos do NORTE 2020 em http://www.norte2020.pt/concursos/concursos-abertos

Voltar ao Topo da Página