A Comissão Europeia aprovou este mês um novo Plano de Ação para a Economia Circular, que destaca a adoção de medidas para prolongar o ciclo de vida dos produtos, através da publicação de legislação que adeque a economia a um futuro ecológico.
De acordo com a Comissão Europeia, as iniciativas referidas no Plano serão implementadas com a participação de todas as partes envolvidas, designadamente os empresários. Em causa está, por exemplo, assegurar a circularidade dos produtos na fase do design, a inclusão de critérios ecológicos nos procedimentos de contratação pública e uma maior poupança nos consumos relacionados com os processos industriais.
O Plano de Ação para a Economia Circular agora adotado faz, ainda, menção à adoção de medidas para aumentar a circularidade em produtos como os eletrónicos, baterias e carros, embalagens, plásticos, têxteis, construção e alimentares.
Adicionalmente, a Comissão Europeia assume que vai reforçar a monitorização dos planos e medidas em adoção pelos diferentes Estados-membros.
Saiba mais
Artigos Relacionados
-
Economia Circular CCDR-N promove criação de rede de “Cidades Circulares”
-
Agenda
-
Fórum RIS3T - Estratégia de Especialização Inteligente Transfront... 13 dezembro 2024
-
Ação em Bragança sensibiliza para a proteção de espécies em risco... 06 dezembro 2024
-
Joel Cleto guia visita natalícia à Quinta de São Gens 20 dezembro 2024