O Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO) da Universidade do Porto foi selecionado de um conjunto alargado de centros de investigação europeu para receber o maior financiamento já atribuído a um centro de investigação existente em Portugal. O próximo passo é concretizar um investimento total de mais de 130 milhões de Euros, apoiados pelo programa europeu Horizonte 2020, num centro que está a ser instalado em Vairão, Vila do Conde, dedicado à investigação de excelência em biologia ambiental, ecossistemas e agrobiodiversidade.
Os próximos passos deste investimento, liderado pelo biólogo Nuno Ferrand, está assente numa parceria com a Universidade de Montpelliere, a Porto Business School e um conjunto diversificado de entidades do setor público e privado, entre os quais a CCDR-N.
“Com a aprovação destas candidaturas temos o contexto ideal para o desenvolvimento de investigação inovadora, de elevada qualidade e com um forte impacto social, ambiental, económico e cultural, o que contribui para uma sociedade mais bem capacitada para efetuar escolhas informadas”, atesta Nuno Ferrand.
A candidatura do CIBIO ao programa europeu Horizonte 2020 concretizou-se com o financiamento do NORTE 2020, no contexto dos apoios do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Créditos da Fotografia: João Ferrand
Saiba mais
Artigos Relacionados
Agenda
-
Seminário | Os Agricultores são Ambientalistas 27 abril 2025 - 28 abril 2025
-
Tertúlia de Café Abril Liga o Norte | Vizela 22 abril 2025 - 24 abril 2025
-