Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A CCDR NORTE promove, no próximo dia 2 de dezembro, no Cine-Teatro de Amarante, o Fórum Regional “O NORTE em Portugal e na Europa – Descentralização e Políticas de Coesão Pós-2028?”.


A iniciativa que conta com a presença do ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, pretende lançar o debate público sobre os desafios estratégicos da Região Norte e o papel das políticas europeias e nacionais de coesão no próximo ciclo de programação, num contexto marcado por transformações geopolíticas, económicas e sociais.


O Fórum reunirá responsáveis de instituições europeias, nacionais e regionais, especialistas em políticas públicas, autarcas e representantes do sistema científico e económico, para discutir temas como competitividade e inovação, descentralização e organização do Estado, sustentabilidade territorial e os desafios de preparação da Política de Coesão no período pós-2027.


Entre os oradores destacam-se Sofia Alves, Diretora na DG REGIO da Comissão Europeia, e Joaquim Oliveira Martins, Chefe da Divisão de Política Regional e Desenvolvimento da OCDE, que abordarão as perspetivas internacionais sobre o futuro das políticas regionais.


O programa inclui ainda um debate com os antigos presidentes da CCDR NORTE: Arlindo Cunha; Luís Braga da Cruz e Luís Valente de Oliveira e representantes nacionais da administração local e da política de coesão como Luísa Salgueiro, Presidente da ANMP e Duarte Rodrigues, Vice-Presidente da AD&C. A moderação estará a cargo da jornalista Inês Cardoso.


Para o presidente da CCDR NORTE, António Cunha, “o Norte enfrenta hoje desafios que são também oportunidades. Preparar a região para o pós-2028 exige visão estratégica, concertação política e um debate informado sobre a forma como devemos organizar o Estado, mobilizar os fundos europeus e reforçar a competitividade do território. Este Fórum pretende afirmar o papel da Região Norte neste processo, contribuindo para decisões mais próximas, mais eficazes e mais alinhadas com as realidades do território.”


Um dos momentos marcantes do encontro será a entrega do Prémio Personalidade Norte 2025, uma distinção anual que reconhece contributos excecionais para o desenvolvimento e projeção da Região.


De acordo com António Cunha este prémio cumpre o objetivo de “distinguir regularmente personalidades da Região Norte, de diferentes quadrantes de atividade, que tenham contribuído para a afirmação, o desenvolvimento e a internacionalização do Norte de Portugal”.


PROGRAMA

09h30Receção

10h00Sessão de Boas-Vindas

  • António M. Cunha
  • Jorge Ricardo, Presidente da Câmara Municipal de Amarante
  • Albino Almeida, Presidente da ANAM
  • Manuel Castro Almeida, Ministro da Economia e da Coesão Territorial

10h30O Norte em Portugal e na Europa
Painel 1: As políticas de coesão na UE pós-2028

  • Sofia Alves, Diretora na Direção-Geral da Política Regional e Urbana (DG REGIO – CE)

Painel 2: Descentralização num novo tempo

  • Joaquim Oliveira Martins, Especialista em Política e Desenvolvimento Regional (ex-OCDE)

Debate

  • Arlindo Cunha
  • Luís Braga da Cruz
  • Luís Valente de Oliveira
  • Luísa Salgueiro, Presidente da ANMP
  • Duarte Rodrigues, Vice-Presidente da AD&C
    Moderação: Inês Cardoso (Jornal de Notícias)

12h15Personalidade Norte 2025
Momento cultural pelo Conservatório de Amarante

12h50Encerramento

  • Nuno Vaz, Presidente do Conselho Regional
  • António M. Cunha


> Saiba mais

Voltar ao Topo da Página