Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte União Europeia

Menu Mobile

A CCDR-N apresentou a 25 de setembro, no Palácio da Bolsa, no Porto, a iniciativa "CULINAR – Norte de Portugal", numa cerimónia testemunhada pelo ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, entre outros convidados, sobretudo ligados à região Norte.

Apresentando-se como uma nova plataforma regional, multissetorial, aberta e inclusiva, em defesa da cultura gastronómica do Norte de Portugal, o CULINAR assume-se como uma oportunidade para reunir, no mesmo espaço e à mesma hora, conceituados especialistas portugueses e internacionais, entre eles chefes de cozinha, detentores de estrelas Michelin, para juntos procederem à reflexão e análise do tema, mas também para apresentação de casos de sucesso e perspetivar de novas tendências.

Um dos pontos altos do fórum foi o lançamento do Manifesto CULINAR – Norte de Portugal, que teve como primeiros subscritores as cerca de cem personalidades presentes no evento.

O manifesto assume-se como uma proposta de agenda regional, particularmente dirigida a todos os atores que, direta ou indiretamente, intervêm na cena gastronómica nortenha. Assenta na valorização científica, criativa e turística da gastronomia e dos vinhos da região, transformando-os numa nova indústria, sustentável, inovadora e internacionalmente competitiva.

Com realização da Essência do Vinho, o CULINAR – Norte de Portugal é uma iniciativa apoiada pelos fundos da União Europeia, através do Programa Operacional Regional do Norte e ao abrigo do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

 

 

Voltar ao Topo da Página