A CCDR-N, em parceria com o Instituto Politécnico do Porto, a Inovamais e o Instituto de Investigação Joanneum, com sede na Áustria, garantiu o financiamento comunitário para a implementação da primeira fase do projeto "Nortexcel 2020", a partir do qual será proposto um modelo de negócio para a instalação no IPP de um centro de investigação aplicado à área dos dispositivos médicos, uma área identificada como emergente na estratégia regional de especialização inteligente.
As entidades parceiras, coordenadas pela CCDR-N, têm agora um ano para replicar a experiência do instituto austríaco num modelo que sirva de base à criação de um centro de investigação de excelência no Norte de Portugal. O objetivo é lançar as bases de uma estrutura que aproveite os recursos humanos da região e contribua para a sua promoção externa.
O "Nortexcel 2020" avança, assim, com o apoio do programa europeu Horizonte 2020, que canaliza verbas para parcerias europeias e investigação através dos concursos “Teaming”. Neste concurso, candidataram-se cerca de 170 projetos, dos quais apenas 31 tiveram aprovação. Destes, quatro serão implementados em Portugal e o Nortexcel 2020 será o único com sede na região.
Parceiros
-
CCDR-N
-
Instituto Politécnico do Porto
-
Inovamais
-
Instituto de Investigação Joanneum
Últimas Notícias
-
-
Concurso de Teses de Mestrado... CCDR NORTE desafia municípios da Região para projetos relacionado...
-
Especialização Inteligente do... Norte define prioridades para investimento em infraestruturas cie...
Agenda Relacionada
-
CCDR-N acolhe sessão de informação sobre oportunidades de financi... 15 setembro 2014