Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte União Europeia

Menu Mobile

O presidente da CCDR-N foi o último convidado da Grande Entrevista, no Porto Canal, um espaço conduzido pelo jornalista Carlos Daniel sobre temas da atualidade, em que o destaque recaiu sobre o NORTE 2020 (Programa Operacional Regional do NORTE 2014-2020).

Emídio Gomes começou por abordar os apoios comunitários dirigidos a micro e pequenas empresas da região e os novos desafios para os municípios. Questionado sobre que investimentos apresentaria ao NORTE 2020 se fosse autarca, mencionou as apostas em iniciativas de dinamização da atividade económica e de inserção social.

Na entrevista, sublinhou igualmente que não é com orgulho que o Norte de Portugal está tão dependente da aplicação dos fundos estruturais, já que significa que é uma região de convergência, ainda longe das médias europeias. “Temos de ser resilientes, perceber o que o território tem para nos dar”, afirmou convicto que é possível fazer desta uma região competitiva.

O presidente da CCDR-N destacou, ainda, a formalização do consórcio UNorte.pt, que considera ser “um acordo histórico” no ensino superior, e a necessidade de uma maior articulação entre a Área Metropolitana do Porto e as demais sub-regiões do Norte de Portugal, tirando proveito de investimentos que querem ser uma mais-valia para toda a região.

Voltar ao Topo da Página