O programa IACOBUS, promovido pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Eurorregião Galicia-Norte de Portugal (GNP, AECT), seleccionou um total de 143 candidaturas, das 278 recebidas na sua convocatória para 2024-2025, repartidas pelas suas três modalidades: 91 em Estadias de Investigação; 50 em Papers e 2 em Patentes.
Na convocatoria do IACOBUS Estadias de Investigação, que promove e financia estadias transfronteiriças para desenvolver projetos de investigação, foram selecionadas 91 candidaturas das 209 recebidas. Das aprovadas, 60 são de candidatos das instituições galegas e 31 do Norte de Portugal. Em anteriores edições estas estadias de investigação permitiram aos candidatos desenvolver novas iniciativas conjuntas de relevância como: publicações em revistas internacionais; candidaturas a programas europeus; organização de eventos e congressos; novas linhas de investigação cooperativa; e uma colaboração mais próxima entre o mundo académico e os centros tecnológicos.
Na categoria do IACOBUS Papers, foram seleccionadas 50 candidaturas conjuntas. Com esta modalidade promove-se a publicação de artigos científicos e de investigação desenvolvidos conjuntamente por, pelo menos, um autor de uma instituição de Ensino Superior (Universidades ou Institutos Politécnicos) da Galiza e outro do Norte de Portugal. De referir que, um elevado número dos papers selecionados foram publicados nas revistas internacionais com maior qualidade e prestígio nos respetivos âmbitos da atividade investigadora.
No IACOBUS Patentes, que fomenta a valorização económica da I+D+i da Eurorregião como ferramenta de proteção das inovações e de acesso aos mercados internacionais, foram selecionadas duas candidaturas das quatro apresentadas nesta convocatória.
O IACOBUS (https://iacobus.gnpaect.eu/) é um programa de cooperação científica e tecnológica com a finalidade de configurar um autêntico espaço de integração transfronteiriça entre as entidades participantes. Nele podem participar candidatos das 39 entidades associadas: sete Universidades, quatro Institutos Politécnicos, seis Fundações/Institutos de Investigação de Saúde e vinte e dois Centros Tecnológicos. Foi criado e é gerido pelo GNP, AECT, com a colaboração da Fundación CEER, da Xunta de Galicia e da CCDR NORTE.
O Programa IACOBUS é, na atualidade, um importante motor e eixo estratégico no desenvolvimento científico e de inovação na Eurorregião Galicia - Norte de Portugal, já que promove projetos de investigação em todas as áreas de conhecimento.
Conta com o apoio da União Europeia mediante cofinanciamento do INTERREG VI-A España-Portugal (POCTEP) 2021-2027, através do projeto 0030_RED_IACOBUS_1_E, que tem como objetivos promover uma rede de conhecimento e inovação transfronteiriça, visando um mais eficiente desenvolvimento científico, e aumentar o seu impacto a nível internacional.