Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A CCDR NORTE (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte), o Município do Porto, a Deputación de Pontevedra e a Junta da Galiza assinaram hoje, em Vigo, um manifesto conjunto que reivindica o avanço das obras necessárias para a concretização da ligação ferroviária de alta velocidade entre Porto e Vigo até 2030. A iniciativa reforça o papel estratégico desta infraestrutura para o desenvolvimento da Euro-Região Norte de Portugal-Galiza.  


Defendendo o financiamento deste projeto com fundos europeus, o presidente da CCDRNORTE sublinhou a relevância do corredor atlântico ferroviário para a coesão territorial e a competitividade económica, e destacou que “este projeto deve ser apoiado por fundos europeus”. António Cunha destacou ainda que “a ligação Porto-Vigo é para avançar agora, e não em 2040 como refere Bruxelas”, assumindo o compromisso de apoiar os esforços conjuntos para sensibilizar o Parlamento Europeu e a nova Comissão Europeia quanto à importância de antecipar a conclusão desta infraestrutura.  


O manifesto assinado defende a inclusão da ligação Porto-Vigo na rede básica do Corredor Atlântico, garantindo a sua execução no âmbito da Rede Transeuropeia de Transportes (TEN-T) até 2030. Atualmente, esta ligação encontra-se classificada na rede básica alargada, com previsão de conclusão apenas em 2040.  


Com esta ação, a CCDR NORTE reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da região e com a criação de uma rede de transportes mais eficiente e integrada, que fortaleça as ligações transfronteiriças e promova uma maior conectividade no espaço atlântico.

Voltar ao Topo da Página