A CCDR NORTE foi distinguida com a Medalha do Centenário, atribuída pela Câmara Municipal de Vila Real, pelo seu papel estruturante na dinamização da vida social, económica e cultural daquela cidade transmontana. O galardão foi entregue a 17 de julho, durante a cerimónia integrada nas comemorações dos 100 anos da elevação de Vila Real a cidade, que teve lugar no Palácio de Mateus e que contou com a presença da vice-presidente da CCDR NORTE, Célia Ramos.
Durante a cerimónia, destacou-se o trabalho “continuado, comprometido e de proximidade” da Estrutura Sub-Regional de Vila Real como um contributo “essencial na construção de uma comunidade mais coesa, solidária e inovadora”.
A CCDR NORTE tem, desde 2007, uma Estrutura Sub-Regional sediada no município vila-realense, com competências nos domínios do Ambiente, do Ordenamento e Planeamento do Território, e no acompanhamento técnico de candidaturas no âmbito dos programas operacionais regionais do Norte. É também sob a sua alçada que funciona o Gabinete Técnico Missão Douro, responsável por prestar apoio técnico especializado ao conselho diretivo da CCDR NORTE enquanto gestor do Alto Douro Vinhateiro Património Mundial, assegurando a avaliação sistemática do seu estado de conservação e toda a informação para reportar às instâncias internacionais, em articulação com a Comissão Nacional da UNESCO.
Para a Chefe da Estrutura Sub-Regional de Vila Real, Helena Teles, esta distinção é “mais do que um motivo de legítimo orgulho, é um reconhecimento do esforço contínuo, da entrega profissional e do compromisso ético que colocamos diariamente ao serviço da missão que nos foi confiada”. “É, por isso, com particular emoção que vejo reconhecido o mérito de um trabalho coletivo, sustentado na competência, na dedicação e na vontade permanente de melhor servir”, concluiu.
Corria o ano de 1925 quando Vila Real foi elevada à condição de cidade e para assinalar essa efeméride, a Câmara Municipal entregou Medalhas do Centenário a personalidades e entidades que “ajudaram a escrever os 100 anos da cidade”, simbolizando o reconhecimento público de “trajetórias e contribuições significativas” para a construção da identidade coletiva do município ao longo do último século.
Últimas Notícias
-
Rota dos Jardins Históricos CCDR NORTE celebra protocolo para valorização da Rota dos Jardins...
-
-
CIM do Tâmega e Sousa CCDR NORTE reúne com CIM do Tâmega e Sousa para reforçar priorida...
Agenda
-
Visita à Casa e Quinta de S. Gens com Joel Cleto 26 julho 2025
-
Formações CCR NORTE - Centro de Competências Regional 17 julho 2025 - 24 julho 2025
-
XI Encontro de Engenharia do Norte Portugal Galiza 10 julho 2025 - 11 julho 2025