Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A CCDR-NORTE abre, pela primeira vez, as portas da Quinta de São Gens, em Matosinhos, a 18, 19 e 20 de abril, com cinco visitas conduzidas, uma visita escolar, uma atividade artística e um espetáculo musical. A instituição prevê uma abertura progressiva da Quinta, ao longo do ano, através de um programa de atividades de fruição da cultura e da natureza.

Este programa será concretizado por fases e tem como objetivo abrir as portas de São Gens como pulmão cultural (e verde) do Grande Porto. As atividades e visitas que acontecem já este mês estão integradas no Programa Comemorativo do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

A 18 de abril, o programa tem início pelas 10h00, com uma visita conduzida por Joel Cleto, intitulada “Uma breve história da Quinta de São Gens”. As inscrições estão esgotadas.


Pelas 15h00, há nova visita conduzida, desta vez por Elvira Rebêlo, intitulada “Quinta de São Gens: da casa rural à quinta agrícola”. As inscrições estão esgotadas
.

No dia 19 de abril, pelas 10h30, decorre uma Visita com Escolas, levada a cabo por Conceição Pires e Isabel Lufinha, da Câmara Municipal de Matosinhos, com a denominação “São Gens: uma quinta da cidade”.

Pelas 15h00, volta a haver uma visita conduzida, por Elvira Rebêlo, intitulada “Do sentido ao poder do lugar: percursos em São Gens”. As inscrições estão esgotadas
.

Pelas 18h00, Joel Cleto conduz a visita “História e Património da Quinta de São Gens”. As inscrições estão esgotadas.


A 20 de abril, pelas 10h30, São Gens recebe a iniciativa PoSk – Porto Urban Sketchers, dedicada à arte do desenho. Os Urban Sketchers estarão a pintar, livremente, e por isso os participantes poderão observar ou participar, trazendo também o seu material de desenho.

Pelas 16h00, decorre uma visita conduzida por Ivo Gomes, denominada “Jardins e Parques de São Gens – natureza e sua história”. As inscrições estão esgotadas
.

Pelas 17h00, no encerramento destas comemorações, decorre o espetáculo “Nos 50 anos de abril... cantar a liberdade” (Canções Heróicas), pelo Coral de Letras da Universidade do Porto, com a direção de Pedro Guedes Marques e Fausto Neves no piano. A entrada é livre.

Voltar ao Topo da Página