Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A CCDR-NORTE, I.P., através do Centro Qualifica AP, assinou esta manhã parcerias com sete entidades do NORTE do setor da saúde. A cerimónia teve lugar nos jardins da CCDR-NORTE, no Porto. Este programa decorre no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Investimento TDC19-i07: Capacitação da AP – formação de trabalhadores e gestão do futuro.


Foram assinados protocolos com a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, com o Hospital de Braga, com o Hospital da Senhora da Oliveira (Guimarães), com o Centro Hospitalar Universitário de S. João, com o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, com o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro e com a Unidade Local de Saúde do Nordeste.


António Cunha, Presidente da CCDR-NORTE I.P., que assinalou este como “o primeiro grande momento do Centro Qualifica AP”, considera “os hospitais do NORTE um parceiro absolutamente natural deste Programa, por serem um dos maiores empregadores da Administração Pública”, revelando ainda que “parcerias com outros hospitais da Região se seguirão”.


António Cunha aproveitou o momento para salientar os recentes “sucessos da evolução no processo educativo no país e no NORTE, que levarão a uma melhoria do nível de habilitações no futuro”, destacando neste campo o papel dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), que alcançaram resultados muito interessantes no combate ao insucesso escolar na Região, e que recentemente deram lugar aos Planos Intermunicipais de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE).


O Programa Qualifica AP tem como objetivo dotar os trabalhadores da Administração Pública de qualificações e competências que potenciem o desenvolvimento dos seus percursos profissionais, possibilitando a sua integração em respostas que aumentem a sua qualificação escolar e/ou profissional.


A CCDR-NORTE, I.P. considera como condição essencial para o cumprimento das atribuições e competências do seu Centro Qualifica AP, o estabelecimento de um conjunto alargado e diversificado de protocolos de parceria com entidades da administração pública sedeadas na região, pois só esta cooperação permitirá atingir objetivos comuns quanto à melhoria das qualificações dos/as Trabalhadores/as e à otimização dos processos de Reconhecimento, Validação e Certificação das suas competências (RVCC) adquiridas ao longo da vida.

Voltar ao Topo da Página