Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

O programa IACOBUS, promovido pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Eurorregião Galicia-Norte de Portugal (GNP, AECT), recebeu um total de 278 candidaturas, repartidas pelas suas três modalidades: 210 em Estadias de Investigação; 65 em Publicações Científicas (Papers) e 3 em Patentes.

Com uma dotação financeira de 216.000 €, conta com o apoio da União Europeia através da co-financiação do Interreg España – Portugal (POCTEP) 2021-2027.

No IACOBUS Estadias de Investigação das 210 candidaturas recebidas, 131 são da Galiza e as restantes 79 provenientes do Norte de Portugal. Esta modalidade, que dispõe de um orçamento de 150 mil euros e tem como objetivo promover e financiar estadias transfronteiriças para desenvolver projetos de investigação em algumas das entidades participantes no programa. Estas estadias de investigação têm permitido aos candidatos desenvolver novas iniciativas de relevância como: publicações conjuntas em revistas internacionais; candidaturas conjuntas a programas europeus; organização conjunta de eventos e congressos; novas linhas de investigação entre departamentos das distintas instituições; colaborações mais próximas entre o mundo académico e os centros tecnológicos.

Na categoria do IACOBUS de Publicações Científicas, que tem um orçamento de 50 mil euros, promovem-se ajudas económicas à publicação de artigos científicos e de investigação desenvolvidos conjuntamente por, pelo menos, um autor de uma instituição de Ensino Superior (Universidades ou Institutos Politécnicos) da Galiza e outro do Norte de Portugal. Estes artigos têm de estar publicados em alguma das revistas indexadas no Journal Citation Report (JCR), um dos indicadores de qualidade mais conhecidos e utilizados pelos organismos de avaliação da atividade investigadora à escala internacional.

Por fim, o IACOBUS Patentes tem como objetivo fomentar a valorização económica da I+D+i da Eurorregião através de ajudas económicas à utilização da Propriedade Industrial como ferramenta de proteção das inovações e de acesso aos mercados internacionais.

O IACOBUS (https://iacobus.gnpaect.eu/) é um programa de cooperação científica e tecnológica com a finalidade de configurar um autêntico espaço de integração transfronteiriça entre as entidades participantes. No programa podem participar candidatos das 39 entidades participantes: sete Universidades; quatro Institutos Politécnicos, seis Fundações/Institutos de Investigação de Saúde e 22 Centros Tecnológicos. Foi criado e é gerido pelo GNP, AECT, com a colaboração da Fundación CEER, da Xunta de Galicia e da CCDR NORTE.

Os resultados demostram que o Programa IACOBUS é um importante eixo estratégico no desenvolvimento científico e de inovação entre a Galiza e o Norte de Portugal, já que inclui projetos de investigação de todas as áreas de conhecimento.

Conta com o apoio da União Europeia mediante cofinanciamento do INTERREG VI-A España-Portugal (POCTEP) 2021-2027, através do projeto 0030_RED_IACOBUS_1_E. Projeto que tem como objetivo promover uma rede de conhecimento e inovação transfronteiriça, para fazer mais eficiente o desenvolvimento científico e aumentar o impacto a nível internacional.

Voltar ao Topo da Página