Realizou-se hoje, em Miranda do Douro, uma sessão de trabalho técnica para apresentação de um estudo sobre transporte transfronteiriço a pedido, reunindo representantes de várias entidades portuguesas e espanholas com competências na área da mobilidade e do desenvolvimento territorial.
A sessão contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, bem como de representantes da Junta de Castilla y León, das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR NORTE) e do Centro (CCDR CENTRO), além de Comunidades Intermunicipais, Diputaciones Provinciales, da Fundación Rei Afonso Henriques e outros parceiros institucionais.
O estudo foi apresentado como um exercício inovador de diagnóstico e planeamento, com o objetivo de identificar necessidades reais de mobilidade nas regiões Norte e Centro de Portugal e em Castilla y León. A proposta centra-se na criação de soluções flexíveis de transporte a pedido, melhor ajustadas às especificidades dos territórios de baixa densidade.
Durante a sessão, foi igualmente reforçada a importância da cooperação institucional como condição essencial para enfrentar os desafios da fronteira. Ficou claro que apenas através de uma articulação estreita entre administrações públicas, entidades regionais e parceiros especializados será possível implementar soluções estruturais e sustentáveis.
Esta iniciativa enquadra-se no âmbito da Comunidade de Trabalho NORCYL e integra as ações previstas na candidatura NORCYL 2027 – Criação de Redes e Consórcios Estratégicos para Reforçar a Coesão e a Especialização no Espaço Transfronteiriço, aprovada no âmbito do Programa INTERREG VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027.
Criada em 2000 pela CCDR NORTE e pela Junta de Castilla y León, a Comunidade de Trabalho NORCYL constitui uma plataforma de cooperação institucional que visa reforçar a articulação entre os dois territórios, promovendo a resolução de obstáculos transfronteiriços e o desenvolvimento conjunto de iniciativas estratégicas em prol da coesão territorial e do desenvolvimento sustentável da região.
Últimas Notícias
-
-
COOPERAÇÃO TERRITORIAL CCDR NORTE participa na reunião RESOE & CRUSOE na Universidade da... -
Interreg Atlantic Area Comissão Europeia destaca papel da CCDR Norte na construção da Ma...
Agenda
-
Ciclo de conferências “Energia e Coesão” 18 junho 2026
-
-
Fórum Europeu de Resiliência Urbana 2026 realiza-se em Guimarães 17 junho 2026 - 19 junho 2026
