Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A CCDR-N participou no passado dia 4 de outubro, em Vigo, na reunião de constituição dos Grupos de Trabalho da Estratégia de Especialização Inteligente da Eurorregião Galiza – Norte de Portugal (RIS3T). Esta iniciativa enquadra-se no âmbito do projeto IMPACT_RIS3T, aprovado pelo Programa de Cooperação Interreg V-A Espanha Portugal 2014-2020, o qual tem como objetivo a implementação da RIS3T. Para além da CCDR-N, a parceria do projeto envolve ainda a Agência Galega de Inovação (GAIN), que lidera o projeto, e a Agência Nacional de Inovação (ANI).

De acordo com o previsto no modelo de governação da RIS3T, os Grupos de Trabalho foram constituídos em torno das seis áreas estratégicas de cooperação definidas na estratégia transfronteiriça, designadamente: (i) energia procedente da biomassa e do mar; (ii) indústrias agroalimentares e biotecnológicas; (iii) indústria 4.0; (iv) indústrias da mobilidade; (v) indústrias turísticas e criativas e (vi) vida saudável e envelhecimento ativo.

Estes Grupos de Trabalho têm como função efetuar a análise atual e prospetiva da respetiva área estratégica de cooperação e formular propostas de linhas de ação consideradas como prioritárias em matéria de implementação da RIS3T. A reunião contou com a presença de representantes de mais de 20 entidades do ecossistema de inovação da Eurorregião (empresas, clusters, centros tecnológicos, universidades, entidades associativas, administração pública, entre outras entidades).


Voltar ao Topo da Página