Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A Comissão Europeia aprovou este mês um novo Plano de Ação para a Economia Circular, que destaca a adoção de medidas para prolongar o ciclo de vida dos produtos, através da publicação de legislação que adeque a economia a um futuro ecológico.

De acordo com a Comissão Europeia, as iniciativas referidas no Plano serão implementadas com a participação de todas as partes envolvidas, designadamente os empresários. Em causa está, por exemplo, assegurar a circularidade dos produtos na fase do design, a inclusão de critérios ecológicos nos procedimentos de contratação pública e uma maior poupança nos consumos relacionados com os processos industriais.

O Plano de Ação para a Economia Circular agora adotado faz, ainda, menção à adoção de medidas para aumentar a circularidade em produtos como os eletrónicos, baterias e carros, embalagens, plásticos, têxteis, construção e alimentares.

Adicionalmente, a Comissão Europeia assume que vai reforçar a monitorização dos planos e medidas em adoção pelos diferentes Estados-membros.

Voltar ao Topo da Página