ON.2 - O Novo Norte

Presidente da República inaugura UPTEC a 20 de julho

Projeto já apoiou 165 empresas e gerou quase 1200 postos de trabalho

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, inaugura a 20 de junho (sexta-feira), as novas instalações do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, uma referência internacional na incubação de startups e no acolhimento de centros de inovação empresarial.

O UPTEC, reconhecido em 2013 com o prémio europeu RegioStars, que distingue boas práticas de desenvolvimento regional, tem-se afirmado pelo seu apoio efetivo na transferência de conhecimento e tecnologia. Com uma estrutura assente em quatro polos – Polo Tecnológico, Polo das Indústrias Criativas, Polo deBiotecnologia e Polo do Mar – já apoiou 165 projetos empresariais e atingiu as 22 empresas graduadas (empresas que se deslocaram para instalações próprias por já se encontrarem dotadas de capacidades para se desenvolverem autonomamente no mercado). Estes projetos potenciaram a criação de 1193 postos de trabalho altamente qualificados.

Recorde-se que o UPTEC é apoiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional desde o anterior período de programação (2000-2006), sendo atualmente cofinanciado pelo "ON.2 – O Novo Norte” (Programa Operacional Regional do Norte) em 15,4 milhões de Euros.

Outras notícias relacionadas com o ON.2 estão disponíveis na internet em www.novonorte.qren.pt.