Agenda

Quarta, 25 setembro, 2019

CCDR-N apresenta planeamento de fundos europeus como boa prática em Bruxelas

A CCDR-N participa, no próximo dia 25 de setembro, no workshop temático subordinado ao tema “Better Monitoring, Evaluating, and Designing Regional Research and Innovation Strategies for Smart Specialisation (RIS3)”, em Bruxelas, com a partilha de um modelo de planeamento da aplicação dos fundos europeus na área da inovação e investigação.

Neste evento, promovido pela “Policy Learning Platform” do INTERREG EUROPE, será apresentado o documento metodológico desenvolvido no âmbito do projeto MONITORIS3, considerado como uma boa prática a nível europeu, nomeadamente pela abordagem concetual desenvolvida na estruturação do sistema de monitorização da estratégia regional de especialização inteligente (RIS3).

O MONITORIS3 é um projeto de cooperação europeu financiado pelo INTERREG EUROPE que tem como objetivo principal a troca de experiências ao nível de mecanismos de monitorização e metodologias de desenvolvimento de políticas no âmbito da implementação das RIS3. A parceria que sustenta este projeto é liderada pela Agência Galega de Inovação (Espanha) e envolve, além da CCDR-N, entidades como: Development Agency of the West Region Romania (Roménia), Regional Development Agency, Dubrovnik and Neretva Region (Croácia), Veneto Region (Itália), Nordland County Council (Noruega) e ANI (Portugal).

Do trabalho em conjunto realizado pelas regiões parceiras resultarão seis planos de ação regionais que terão como objetivo a melhoria de instrumentos de política pública, nomeadamente ao nível dos sistemas de monitorização de Estratégias de Especialização Inteligente.