Espaço Miguel Torga, 14 dez

Dia do Alto Douro Vinhateiro Património Mundial

14 anos da classificação da UNESCO

O Espaço Miguel Torga, em Sabrosa, acolhe a 14 de dezembro as comemorações do Dia do Alto Douro Vinhateiro Património Mundial, com um programa para diferentes públicos, que evoca o património da região demarcada e que destaca o trabalho em rede que se pretende continuar a promover.

Passados 14 anos da classificação da UNESCO como Património Mundial, as comemorações arrancam pelas 10h30 com uma oficina de escrita criativa e leituras encenadas com textos de Miguel Torga, ações dirigidas à comunidade escolar local. Segue-se a inauguração, nas imediações do Espaço Miguel Torga, da escultura “Feitoria da Alma”, de Gracinda Marques.

Pelas 15h00 realiza-se o seminário “O Douro e os Caminhos do Património Mundial”, que servirá para destacar o trabalho promovido em rede por bens que receberam da UNESCO o selo de Património Mundial, bem como para apresentar os projetos “Caminho dos Incas” e “Rota de Magalhães”. A participação na sessão está sujeita a inscrição prévia pelo email gabinete.comunicacao@ccdr-n.pt .

O Dia do Alto Douro Vinhateiro é uma organização da CCDR-N, através da Missão Douro, da Câmara Municipal de Sabrosa, da Comunidade Intermunicipal do Douro e da Liga dos Amigos do Douro Património Mundial.

Apresentações

Caminhos do Douro
Joel Cleto, Historiador 

Apresentação da Rede Nacional de Sítios Património Mundial
Helena Teles, Missão do Douro/CCDR-N (Download Filme da Rede Nacional)

O Caminho dos Incas (“bem em série PM UNESCO”)
Américo Juan Castilla, representante da Argentina  

Rota de Magalhães e o seu valor universal excecional
José Manuel Nuñes, Historiador (Download Filme Ciudades Tocadas)