Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A CCDR-N atribuiu ontem à noite os Prémios O Norte Somos Nós a 7 promotores que se destacam por contribuírem para a competitividade da região com o apoio dos fundos da União Europeia. As empresas Quinta do Vallado e Azevedos Indústria, a Unidade de Cuidados Continuados Pediátrica KASTELO, o Centro de Investigação da Montanha de Bragança, o Teatro do Bolhão e os projectos “Operação Escola em Rede” e “100.000 Árvores na AMP” foram os investimentos que mais votos receberam do público.

“A nata da nata estava nos 21 finalistas, 3 em 7 categorias, que foram sujeitos à votação do público”, destacou Fernando Freire de Sousa, Presidente da CCDR-N, instituição que identificou de uma base de mais de 6 mil projetos com mérito regional os finalistas a concurso. A decisão final sobre os 7 vencedores coube ao público, que participou em massa na votação on-line. De 3 a 24 de novembro, mais de 200 mil pessoas mobilizaram-se para votar.

Na cerimónia de entrega dos prémios, cujo encerramento foi presidido pelo Ministro do Ambiente, Matos Fernandes, a CCDR-N atribuiu, ainda, o galardão “Emblema Regional” a um conjunto de 16 investimentos já de notoriedade consolidada. Na área da Valorização do Património destacam-se a Rota do Românico, os Passadiços do Paiva, o Vale do Varosa, o programa do Alto Tâmega Aquanatur e a Igreja e Torre dos Clérigos. Em matéria de Ciência, Inovação e Tecnologia, foram distinguidos o Oliva Creative Factory, o 3B’s Research Group, o UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, o INL – Laboratório Internacional de Nanotecnologia, o I3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde e o CMIN – Centro Materno-Infantil do Norte. Com o rótulo “Cultura do Futuro” foram homenageados o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, a iniciativa de Paredes Art on Chairs, o Centro de Mar de Viana do Castelo, o ECODOMUS – Centro de Referência na área do Urbanismo Sustentável de Bragança e Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura.

A iniciativa prossegue no website onortesomosnos.jn.pt com a abertura, em janeiro, do período de submissão de candidaturas à nova categoria NORTE Multimédia. Podem concorrer jovens até 30 anos com fotografias ou curtas alusivas ao tema "A Europa está aqui”. Em concurso estarão vouchers em equipamento multimédia no valor de 5 mil Euros.

Voltar ao Topo da Página