Alto Douro Vinhateiro

“Ciência, Vinho & Território” no Regia Douro Park

29 Maio - Vila Real

A CCDR-N associa-se, no próximo dia 29 de maio, à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e à Câmara Municipal de Vila Real, na promoção da iniciativa “Ciência, Vinho & Território”.

O Regia-Douro Park – Parque de Ciência e Tecnologia, foi o local escolhido para acolher um leque de convidados de referência a nível nacional e internacional no domínio da vinha e do vinho, numa perspetiva de ligação ao território.

Com intervenções de Emídio Gomes, Presidente da CCDR-N, e de Denis Dubourdieu, Presidente do Instituto das Ciência da Vinha e do Vinho, da Universidade de Bordéus, entre outros participantes, a conferência, que decorre no período da tarde, assume-se como a segunda parte de um evento que arranca logo pela manhã na UTAD.

Um dia totalmente dedicado ao setor da vitivinicultura, que arranca na universidade com a apresentação dos resultados dos inquéritos realizados no Alto Douro Vinhateiro no âmbito do Projeto Estratégias de Valorização económica do Alto Douro Vinhateiro. Segue-se a inauguração da exposição “Territórios do Vinho”, que inclui obras de 20 pintores portugueses contemporâneos, para culminar com a atribuição do título grau doutor honoris causa a duas figuras emblemáticas do Norte e que se identificam com a estratégia “Ciência, Vinho e Território”: o engenheiro João Nicolau de Almeida e o professor Luis Braga da Cruz.

À tarde, o evento continua no Regia-Douro Park com a conferência “Ciência, Vinho & Território” e provas de degustação de vinhos que permitirão aos enólogos da região promover os seus vinhos, que serão acompanhados pelo melhor da gastronomia regional.