A presidência da CCDR-N desloca-se a Trás-os-Montes na próxima quarta-feira, dia 18 de janeiro, para participar no I Encontro Mundial de Universidades de Magalhães.
No total, 14 universidades dos territórios tocados por Magalhães, pertencentes a nove países e a quatro continentes, estão convidadas para participar desta iniciativa coorganizada pelo Município de Sabrosa e pela UTAD que arranca ainda hoje, e que ao longo de três dias pretende debater as perspetivas das Universidades para a colaboração e cooperação do trabalho em rede, bem como analisar o processo de candidatura à inscrição na lista do Património Mundial da UNESCO, do bem em série “Route of Magellan.First around the World”.
Com esta iniciativa pretende-se ainda obter contributos por parte das Universidades para o enriquecimento do programa das comemorações do V Centenário da Primeira Viagem de Circum-navegação.
O I Encontro Mundial de Universidades de Magalhães inscreve-se na lista de acções da Rede Mundial das Cidades de Magalhães, formalizada em 2013, com o propósito de operacionalizar a realização de trabalhos que permitam iniciativas conjuntas destinadas ao estudo, difusão e valorização da “Primeira Volta ao Mundo (1519 – 1522) ”, dirigida por Fernão de Magalhães.
Esta iniciativa é cofinanciada pelo NORTE 2020, no contexto dos apoios do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Últimas Notícias
-
Dia da Eurorregião 31 de outubro, o Dia da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal -
Eurorregião Galícia – Norte de... A Eurorregião Galícia – Norte de Portugal celebrou a cooperação c... -
Agenda
-
Visita com Joel Cleto a São Gens 22 novembro 2025
-
Encontro Camiliano: Camilo e a (In)visibilidade – Medicina, Liter... 04 novembro 2025
-
“NORTE 2030 – Saúde Mais a Norte – Conferência de Balanço e Persp... 03 novembro 2025
