30º Aniversário da UTAD

Universidade assina protocolos de cooperação com mais de 30 municípios da Região do Norte

18 de Março | Vila Real

O presidente da CCDR-N, Emídio Gomes, é uma das presenças confirmadas, na próxima sexta-feira, 18 de março, na cerimónia de assinatura de protocolos de cooperação entre a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e mais de 30 municípios da Região do Norte de Portugal.

Uma cerimónia presenciada também pelo Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, agendada para as 11h30, na Biblioteca Central da UTAD, e que acontece numa altura em que a universidade assinala o seu 30º aniversário.

Com esta iniciativa, a UTAD pretende dar a conhecer a importância do trabalho que tem vindo a ser dinamizado entre a universidade e as autarquias em múltiplos projectos de desenvolvimento, ligados à investigação, à inovação, ao empreendedorismo e à transferência de conhecimento e tecnologia para a comunidade e empresas.

Os protocolos a assinar estendem-se a diferentes municípios da Região do Norte de Portugal, incluindo concelhos da margem sul do Douro, e abrangem áreas temáticas muito diversas onde a UTAD tem desenvolvido competências, nomeadamente, agricultura, produção animal e floresta e agro-alimentar; desenvolvimento regional, baseado no turismo; inovação tecnológica e social.

As comemorações do 30º aniversário da UTAD prosseguem durante o dia com um conjunto de actividades que envolvem a comunidade académica e pretendem dar a conhecer o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela universidade junto da região.

Entre as actividades, destaque para a promoção da “Primeira Corrida Dia da UTAD”, dirigida a estudantes, docentes e trabalhadores; como para um conjunto de homenagens e para a inauguração, na galeria da Biblioteca Central, da exposição de fotografia de António Barreto.