Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

No âmbito da Agenda Regional para a Economia Circular, a CCDR-N promoveu, no passado dia 30 de novembro, dois workshops alusivos às temáticas “Mobilidade Urbana Sustentável” e “Cadeia de Abastecimento, Logística e Transporte de Mercadorias”.

Ambas as sessões decorreram nas instalações do CEiiA - Centro de Engenharia de Desenvolvimento do Produto, e permitiu reunir um leque diversificado de entidades da Região Norte.

Com o workshop dedicado à Mobilidade Urbana Sustentável pretendeu-se, por um lado, discutir de que forma o aparecimento do conceito da economia circular pode influenciar a forma como nos movemos dentro das Cidades, tendo presente os desafios da descarbonização e a diminuição dos níveis de poluição atmosférica e sonora. Por outro lado, esclarecer como as Cidades se devem posicionar perante a evolução tecnológica da mobilidade em curso, ancorada em três vertentes: eletrificação, economia de partilha e a conectividade.

Já o segundo workshop, dedicado ao tema “Cadeia de Abastecimento, Logística e Transporte de Mercadorias”, visou debater o contributo da logística inversa e a sua relação com a cadeia de abastecimento no âmbito da economia circular.

Contribuem, igualmente, para a Agenda Regional para a Economia Circular outros encontros temáticos que estão a ser coordenados pela CCDR-N, designadamente sobre as temáticas agroalimentar, construção, resíduos de construção e demolição, metabolismo regional e têxtil.

Workshop Economia Circular
Workshop Economia Circular

Voltar ao Topo da Página