Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A Macrorregião do Sudoeste Europeu – RESOE aderiu a um pacto internacional sobre as alterações demográficas e o envelhecimento activo, intitulado “Towards an Age-Friendly Europe”, e lançado, em dezembro passado pelo Comité das Regiões.

Uma aliança que integra 121 instituições públicas, organizações e empresas de 24 países, e que visa melhorar a autonomia e qualidade de vida das pessoas idosas.

O anúncio de adesão decorreu, recentemente, durante uma reunião de trabalho do grupo RESOE, em Oviedo. Grupo esse formado, em 2015, em Coimbra, no sentido de identificar as melhores práticas de envelhecimento e as alterações demográficas, como foi o caso do programa “Más que un respiro”, em Astúrias, uma iniciativa para o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres rurais. Ou o caso do projecto “Inovação para o envelhecimento activo e saudável” promovido, em Coimbra, sob a forma de um consórcio entre universidades, instituições públicas, centros de investigação e empresas, com o duplo objectivo de fomentar a investigação multidisciplinar e a actividade económica, mediante a criação de empresas de produtos e serviços relacionados com o envelhecimento.

A Macrorregião do Sudoeste Europeu - RESOE, a primeira a formar-se na Península Ibérica, foi constituída em 2010 pela CCDR-N e pelas Junta da Galiza e Junta de Castela e Leão, com objectivos de promover oportunidades comuns em matéria de mobilidade e a logística, investigação e desenvolvimento tecnológico e indústrias do automóvel e componentes.

Assumindo a aposta na cooperação territorial europeia para o período 2014-2020, e tirando maior proveito de iniciativas interregionais, complementares à cooperação transfronteiriça, a Macrorregião passou a contar, em maio de 2014, com mais duas regiões, alargando-se à Região do Centro e das Astúrias.

 

Voltar ao Topo da Página