Um dos pilares fundamentais do novo Regime de Incentivos à Comunicação Social, cujo regulamento foi publicado em junho passado, prende-se com os apoios à formação e empregabilidade dos jornalistas e profissionais dos órgãos de comunicação social.
Apresentando-se como um dos apoios específicos contemplados por esse mesmo regime, o incentivo ao Emprego e Formação profissional visa a promoção, a empregabilidade, a capacitação e o desenvolvimento de competências na área da comunicação social, incluindo as vertentes da gestão empresarial e comercial do setor dos media.
Um incentivo que se concretiza especificamente no apoio a iniciativas vocacionadas para a qualificação e inserção profissional e social de jornalistas e outros profissionais de comunicação social em situação de desemprego.
O mesmo regulamento atribui esse apoio ao Instituto do Emprego e Formação Profissional, I. P., nomeadamente através das medidas e iniciativas disponibilizadas em áreas tão diversas como a contratação, o empreendedorismo, a integração, a inserção, e, por último, a formação profissional.
Em particular, e no que respeita à formação profissional, o mesmo regulamento especifica que esse apoio pode ser suportado por fundos europeus, nos casos e nas condições previstos nos respetivos programas operacionais. Também no âmbito da gestão dos programas operacionais regionais, as CCDR podem apoiar programas ou linhas de formação na área da comunicação social.
Instituto do Emprego e Formação Profissional
Artigos Relacionados
Agenda
-
CCDR-NORTE promove Encontro “Aldeias do Douro, Aldeias do Mundo:... 25 novembro 2022 - 25 novembro 2022
-
Lançamento “A Europa na Minha Região” | 15h00 10 novembro 2022
-
Apresentação de projetos de inovação social da Região Norte | 9 d... 09 novembro 2022