Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A CCDR-NORTE e a Comissão Arco Atlântico organizam em conjunto, no dia 28 de junho, o evento “Marine Pollution in the Atlantic Ocean: the role of interregional cooperation and EU leverages”. Este side event integrado na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, organizada pela ONU com o apoio dos governos de Portugal e do Quénia, realiza-se no Tivoli Oriente Hotel, em Lisboa. A sessão vai decorrer entre as 13:15h e as 14:45h e conta com a intervenção do Presidente da CCDR-NORTE, António Cunha.


A conferência, que acontece entre os dias 27 de junho e 1 de julho, conta com a participação da CCDR-NORTE e da CRPM (Conferência das Regiões Periféricas Marítimas), e tem como finalidade reverter o declínio na saúde dos oceanos, apelando à ação dos decisores e líderes mundiais, no sentido de mobilizarem parcerias e aumentarem o investimento em abordagens científicas e inovadoras, bem como na assunção de soluções baseadas na Natureza.



A CRPM associa cerca de 160 regiões pertencentes a 25 Estados da União Europeia e seus vizinhos, entre elas o Norte de Portugal, membro fundador em 1973. Representando aproximadamente 200 milhões de cidadãos, a CRPM visa o desenvolvimento equilibrado do espaço europeu, assegurando que os interesses das Regiões que a integram sejam tidos em conta nas políticas com forte expressão territorial. A CRPM subdivide-se em seis comissões geográficas autónomas, entre elas a Comissão Arco Atlântico, onde se insere o Norte de Portugal.


No âmbito da sua participação na Comissão Arco Atlântico, a CCDR-NORTE promoveu, em 2021, a criação do Grupo de Trabalho “Poluição dos Oceanos”, que também coordena. 


Consulte aqui a versão final do “Compromisso para um Oceano Atlântico Limpo”, formalmente aprovada na Assembleia Geral da Comissão Arco Atlântico em 25 de maio passado.


Inscreva-se aqui no side event “Marine Pollution in the Atlantic Ocean: the role of interregional cooperation and EU leverages”.

Voltar ao Topo da Página