Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte União Europeia

Menu Mobile

A CCDR-N lançou até 5 de janeiro, do próximo ano, a consulta pública da avaliação de impacte ambiental da pedreira de granodiorito “Alcadaria”, localizada na freguesia de Santa Comba, no concelho de Vila Nova de Foz Côa, e inserida no interior dos limites da Zona Especial de Proteção do Alto Douro Vinhateiro.

São objetivos do projeto licenciar a área da pedreira “Alcadaria” com fins ornamentais correspondendo a uma área de 6,8 hectares, como assegurar a produção de rochas ornamentais por 40 anos na área de projeto, sabendo que no local existem importantes reservas de granodiorito com excelente aptidão ornamental. É de sublinhar que Portugal é um dos maiores produtores mundiais deste tipo de rocha.

Em suma, este projeto assente no desenvolvimento da indústria extrativa no concelho de Vila Nova de Foz Côa contribuirá para o crescimento económico a nível local no setor da Pedra Natural; para a dinamização e fortalecimento da económica local noutros setores a jusante, pelo número de empresas e funcionários que movimenta não só a atividade extrativa, como também a indústria das obras públicas e construção civil; e para o aumento de postos de trabalho.

Voltar ao Topo da Página