A CCDR-N, em parceria com a Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte, a Direção Regional de Cultura do Norte e a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte, apresenta no próximo dia 18 de abril, na Quinta do Vallado (Peso da Régua), a edição de 2019 do Prémio Arquitetura do Douro. A iniciativa, lançada em 2006, tem vindo a distinguir e promover boas práticas do exercício da arquitetura realizadas na região após a inscrição do Alto Douro Vinhateiro na Lista do Património Mundial da UNESCO (14 de Dezembro de 2001).
A sessão de apresentação insere-se no programa do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e deverá promover a reflexão em torno da importância da vivência nos territórios de baixa densidade, em especial nas zonas rurais, muito presentes na NUT III Douro.
O momento servirá, ainda, para recordar obras distinguidas nos anos anteriores e que refletem um território dinâmico, em que há intervenções arquitetónicas que têm sabido acompanhar as características da paisagem. Exemplo é a Quinta do Vallado, duas vezes menção honrosa, primeiro com a Adega, depois com o Hotel Vínico, ambos do Arquiteto Francisco Vieira de Campos.
Saiba mais
Artigos Relacionados
-
Prémio Arquitetura do Douro Centro de Alto Rendimento do Pocinho Vence Prémio Arquitetura do...
Agenda
Multimédia Relacionada
-
10 Anos Prémio de Arquitetura do Douro Missão Douro