Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A CCDR-N acompanhou ontem a viagem inaugural do serviço de comboio Celta, que partiu de Campanhã, no Porto, com destino a Vigo. Foi a primeira viagem de uma nova linha, que agora assegura duas viagens diárias Porto-Vigo, e mais duas em sentido contrário, com paragens em Nine, Viana do Castelo e Valença.

O novo serviço resulta do aluguer de uma nova automotora da CP à Renfe, que permite o aumento da velocidade máxima de 120 para 140 quilómetros por hora, e traz melhorias significativas no conforto dos passageiros, prevendo, por exemplo, suportes interiores para bicicletas.

Recorde-se que este novo serviço tem por base o compromisso assumido numa Cimeira Luso-Espanhola, há cerca de um ano, altura em que os Governos de Portugal e Espanha assumiram o investimento na ligação ferroviária da euro região Galiza – Norte de Portugal. Na altura, Emídio Gomes, presidente da CCDR-N e, por inerência, presidente da Comunidade de Trabalho Galiza – Norte de Portugal, reiterou a importância de se assegurar uma ligação “decente e competitiva” entre Porto e Vigo.

Voltar ao Topo da Página