A CCDR-N acompanhou ontem a viagem inaugural do serviço de comboio Celta, que partiu de Campanhã, no Porto, com destino a Vigo. Foi a primeira viagem de uma nova linha, que agora assegura duas viagens diárias Porto-Vigo, e mais duas em sentido contrário, com paragens em Nine, Viana do Castelo e Valença.
O novo serviço resulta do aluguer de uma nova automotora da CP à Renfe, que permite o aumento da velocidade máxima de 120 para 140 quilómetros por hora, e traz melhorias significativas no conforto dos passageiros, prevendo, por exemplo, suportes interiores para bicicletas.
Recorde-se que este novo serviço tem por base o compromisso assumido numa Cimeira Luso-Espanhola, há cerca de um ano, altura em que os Governos de Portugal e Espanha assumiram o investimento na ligação ferroviária da euro região Galiza – Norte de Portugal. Na altura, Emídio Gomes, presidente da CCDR-N e, por inerência, presidente da Comunidade de Trabalho Galiza – Norte de Portugal, reiterou a importância de se assegurar uma ligação “decente e competitiva” entre Porto e Vigo.
Artigos Relacionados
Agenda
-
POCTEP promove sessão de esclarecimento online sobre a 6ª convoca... 10 fevereiro 2025
-
-
CCDR NORTE debate apostas estratégicas e apoios do NORTE 2030 à C... 03 fevereiro 2025