Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

O tema da eficiência energética na habitação social dominou a ordem de trabalhos da segunda reunião Social Green, que decorreu na CCDR-N, no passado dia 15 de Setembro, e que contou com presença de cerca de duas dezenas de participantes.

Ao longo de mais de duas horas, o grupo de acompanhamento local do projecto teve a possibilidade de partilhar com os demais o trabalho desenvolvido no âmbito desta temática, mas também analisar os novos paradigmas energéticos do edificado habitacional, designadamente o “consumo energético perto de zero”, a transição para uma economia circular e a melhoria dos níveis de conforto no parque habitacional (privado e social).

O desenvolvimento de um caminho crítico para a elaboração de um Plano de Ação à Escala Regional, tendo por base um diagnóstico regional, e que já está em curso, foi outro dos pontos abordados na reunião.

Finalmente, os atores regionais aproveitaram o encontro para o exercício de identificação de “Boas Práticas” na Região do Norte, tendo por base um diversificado leque de critérios como o contexto territorial e socioeconómico, a eficiência de recursos ao nível do edificado, o sentido de lugar e comunidade, a participação pública, o financiamento sustentável que promova a fixação de moradores, a mobilidade acessível, entre outros. Uma seleção de boas práticas que será posteriormente integrada num catálogo internacional que está a ser desenvolvido pelo parceiro líder do projecto – o NORDREGIO.

O projeto “Social Green” é apoiado pelo Programa de Cooperação Territorial INTERREG EUROPE, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Voltar ao Topo da Página