Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A CCDR-N participou, com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o Serviço de Proteção da Natureza (SEPNA) da GNR, numa ação de alerta junto de transportadores rodoviários de resíduos para a correta utilização das guias eletrónicas de acompanhamento de resíduos (e-GAR). A ação, que se realizou junto a uma zona industrial da Maia, contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins.

Com a obrigatoriedade do preenchimento on-line das guias de acompanhamento de resíduos, prevista desde 1 de janeiro, as autoridades têm cooperado, numa primeira fase, em ações de carácter pedagógico com as forças policiais a procederem à paragem das viaturas e a CCDR-N e a APA a verificarem e corrigirem o preenchimento das e-GAR. Numa fase posterior, as ações serão sancionatórias com a aplicação de coimas para os transportadores de resíduos em incumprimento.

O balanço feito no terreno foi muito positivo, tendo já sido emitidas 1 milhão de e-GAR. O documento eletrónico – que utiliza o sistema QR Code para a leitura dos dados digitalizados – é uma solução inovadora na Europa e permite um acompanhamento mais próximo da atividade dos transportadores e dos operadores de gestão de resíduos. “As e-GAR permitirão dirigir muito mais assertivamente as medidas de controlo e fiscalização”, rematou Carlos Martins.

Carlos Martins e Ricardo Magalhães, Vice-Presidente da CCDR-N
Ação de verificação de camião
Ação de verificação com QR Code
Carlos Martins e Ricardo Magalhães, Vice-Presidente da CCDR-N
Ação de verificação de camião
Ação de verificação com QR Code

Voltar ao Topo da Página