Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte União Europeia

Menu Mobile

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e os restantes gestores de sítios e monumentos portugueses inscritos na lista de Património Mundial da UNESCO assinam no próximo dia 18 de julho (sexta-feira), pelas 11h00, na Sala do Senado da Reitoria da Universidade de Coimbra, o Acordo de Cooperação para a Criação da Rede do Património Mundial de Portugal.

São objetivos desta rede promover a aproximação entre os sítios património mundial, através do debate de ideias sobre a gestão e reabilitação do património, do intercâmbio de conhecimentos e da discussão de questões de interesse mútuo, bem como a participação conjunta em projetos e iniciativas que gerem valor nas regiões onde se inserem e difundam o Património Mundial em Portugal e no Mundo.

Este acordo resulta de um trabalho conjunto que teve início já em 2013, motivado pela partilha de desafios e preocupações comuns entre os gestores de sítios e monumentos. Em causa está a promoção da discriminação positiva destes espaços, assim como o aproveitamento de oportunidades no contexto do quadro comunitário 2014-2020.

Património Mundial em Portugal
- Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém (Lisboa)
- Convento de Cristo (Tomar)
- Mosteiro de Alcobaça
- Paisagem Cultural de Sintra
- Centro Histórico do Porto
- Mosteiro da Batalha
- Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico (Açores)
- Centro Histórico de Évora
- Parque do Côa Floresta Laurissilva da Madeira
- Alto Douro Vinhateiro
- Centro Histórico de Guimarães
- Cidade Fronteiriça de Elvas
- Universidade de Coimbra
- Centro Histórico de Angra do Heroísmo (Açores)

Voltar ao Topo da Página