Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

O projecto Escola da Natureza, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e apoiado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), é finalista do European Natura 2000 Awards na categoria Comunicação.

O prémio, atribuído pela Comissão Europeia, reconhece o empenho na gestão dos sítios Natura 2000 e destaca o caso de Viana do Castelo pelo envolvimento com a comunidade escolar. Implementado pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo, o projecto Escola da Natureza incluiu o lançamento do “Bioregisto”, uma base de dados onde cada utilizador poderá integrar as suas observações da natureza, de fauna, flora ou até mesmo rastos e vestígios de animais e poderá, em simultâneo, aceder à demais informação sobre os sítios Natura 2000 de Viana do Castelo (o Sítio Rio Lima, o Sítio Serra D´Arga e o Sítio Litoral Norte).

O projeto permitiu, igualmente, a realização de saídas de campo aos ecossistemas naturais, visitas de estudo aos municípios parceiros e ações de formação de professores. A sua implementação foi realizada em parceira com os Municípios de Esposende e Vila Nova de Cerveira, a Universidade de Coimbra, através do Instituto do Mar, e contou com o suporte científico e técnico do Centro de Biologia Molecular e Ambiental da Universidade do Minho e do Centro de Conservação de Borboletas de Portugal.

Voltar ao Topo da Página